SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Digital Humanities and History Teaching: The 25AprilPTLab ProjectExpansion of Distance Education in higher education: Trajectories in Argentina, Brazil, Chile and Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

ALVES DE OLIVEIRA, Evandro Salvador  and  CECILIO, Sálua. Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos: Metamorfoses do trabalho docente na cultura digital. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.42-60.  Epub Feb 15, 2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19570.

política

O mundo do trabalho tem sido significativamente reorganizado na cultura do capitalismo global e flexível e vem requerendo um novo perfil de trabalhador. Assim, também o trabalho docente tem sido modificado em razão das metamorfoses simultâneas ocorridas a partir dos constantes movimentos no âmbito da economia, educação, política, e até mesmo em função da cultura digital, que afetam a vida e a profissão dos professores. Dado esse novo panorama social e cultural, aqui objetiva-se discutir aspectos que envolvem a transição “dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”, propiciada, sobretudo, pela cultura digital e seu potencial de mudança no trabalho docente. O foco é compreender as principais mudanças ocorridas no trabalho de um grupo de docentes do ensino superior de um Centro Universitário do interior de Goiás, Brasil. Participaram da pesquisa de campo, como entrevistados, 15 docentes. Os resultados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo temática para a organização e tratamento das informações. Entre as principais conclusões, tem-se que as tecnologias digitais interferem nos processos, natureza, dimensões e desenvolvimento do trabalho docente no ensino superior, provavelmente pelo fato de elas não se caracterizarem como aspectos invisíveis no processo de trabalho na cultura digital.

Keywords : Educação; Tecnologias digitais; Trabalho docente; Metamorfoses.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )