SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Gender diversity in childhood and education: Towards a (trans)gender-sensitive schoolThe inexpressive feminine representation in the Brazilian scientific academies and in the Nobel prize author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

OLIVEIRA, Catarina Sales  and  MENDES, Andreia. Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar. Ex aequo [online]. 2017, n.36, pp.167-186. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.10.

Neste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva.

Keywords : Igualdade de género; papéis de género; socialização de género; educação pré-escolar; pedagogia igualitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License