SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Feminist Dialogues on the Climate Crisis: Patriarchal Anthropocene, Petro-masculinities and Industrial MasculinitiesAnalysis of the Inclusion of Men and Masculinities in the Strategic Plans for Equality in Spain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

ORELLANA, Nerea Cuenca  and  PEREZ, Natalia Martínez. A evolução da masculinidade na Disney por meio de A Bela e o Monstro: da versão animada de Kirk Wise e Gary Trousdale (1991) à versão live action de Bill Condon (2017). Ex aequo [online]. 2021, n.43, pp.31-47.  Epub June 30, 2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.43.03.

O clássico da Disney A Bela e o Monstro (Kirk Wise e Gary Trousdale, 1991) é considerado um ícone da cultura popular, que não só foi um êxito de bilheteira na época do seu lançamento, mas também se tornou a primeira longa-metragem de animação a ser nomeada para o Óscar de Melhor Filme. Quase trinta anos depois, em 2017, o mesmo estúdio fez o seu remake em live action, realizado por Bill Condon, alcançando novamente um grande público e várias nomeações devido à sua qualidade estética e de produção. Apoiando-se nos estudos de género e utilizando uma metodologia focada no perfil psicológico da personagem ficcional, este artigo analisa a representação da masculinidade em ambos os filmes com o objetivo de observar a sua evolução e, principalmente, que discursos articulam este tipo de textos audiovisuais que têm a capacidade de chegar a todos os públicos.

Keywords : Masculinidade; estudos de género; personagem; Disney; A Bela e o Monstro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )