SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Association between the training loads imposed to amateur rugby sevens players and burnout syndromeManagement and teaching methodology of swimming lessons in the Portuguese primary schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

CARVALHO, Tiago Pinheiro Vaz et al. Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso. Motri. [online]. 2014, vol.10, n.2, pp.36-44. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.10(2).2660.

A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causada pelo helminto Schistosoma mansoni. A sua forma ectópica mais grave e incapacitante é a mielorradiculopatia esquistossomótica (MRE), caracterizada por atingir o sistema nervoso central. Atualmente, o uso da Realidade Virtual para o tratamento das sequelas de doenças neurológicas vem se desenvolvendo gradativamente. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da Realidade Virtual (RV) sobre as funções neuromotoras de uma portadora de MRE. O estudo foi realizado com um indivíduo do sexo feminino, 30 anos de idade, com diagnóstico clínico de MRE e sem experiência prévia com o Nintendo Wii® ou similares. O procedimento de avaliação adotado visou à descrição e análise do comprometimento causado pelas afeções da MRE. A paciente foi avaliada, submetida à fisioterapia utilizando o Nintendo Wii® e a plataforma Wii Balance Board® que consistiu de 20 sessões com duração de 1 hora e frequência de três vezes por semana; após o tratamento a paciente foi reavaliada. Os resultados demonstraram que para a voluntária em estudo, a RV foi uma ferramenta eficaz na reabilitação neuromotora de MRE.

Keywords : terapia assistida por computador; neuroesquistossomose; modalidades de fisioterapia; esquistossomose mansoni.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License