SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1In-vitro antibacterial activity of propolis extract against periodontopathogenic bacteria: a systematic reviewPrevalence of dentigerous cysts in a Portuguese university clinic population with bone pathology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Print version ISSN 1646-2890On-line version ISSN 1647-6700

Abstract

RIBEIRO, Tiago Pinto et al. Associação da periodontite com a doença dos pequenos vasos cerebrais em doentes hipertensos - Estudo piloto. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2024, vol.65, n.1, pp.15-21.  Epub Mar 31, 2024. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2024.01.1207.

Objetivos:

A doença dos pequenos vasos cerebrais refere-se a um conjunto de processos patológicos, cró,nicos e progressivos que afetam as arteríolas, capilares e pequenas veias responsáveis pela vascularização da substância branca e estruturas profundas da substância cinzenta.

Métodos:

Foram avaliados 43 doentes hipertensos, com idades compreendidas entre os 38 e os 82 anos e sem antecedentes cardiovasculares, dos quais 42% eram do género feminino e 50% eram diabéticos. Foi estudada a associação entre a média da profundidade de sondagem, média da perda de inserção, hemorragia pós-sondagem e área total de superfície periodontal inflamada com as hiperintensidades da substância branca diagnosticadas por ressonância magnética. Foi considerado um nível de significância estatística (α) de 0.05, e aplicados os testes qui-quadrado de Pearson e Mann-Whitney.

Resultados:

A média da profundidade de sondagem, hemorragia pós-sondagem e área total de superfície periodontal inflamada correlacionaram-se inversamente com as hiperintensidades da substância branca. Pelo contrário, a análise dos dados mostrou uma correlação positiva entre a média da perda de inserção e as hiperintensidades da substância branca.

Conclusões:

No nosso estudo, e com a nossa amostra, menores valores de profundidade de sondagem, hemorragia pós-sondagem e área total de superfície periodontal inflamada correspondem a um maior número de hiperintensidades da substância branca. Em sentido inverso, a maiores perdas de inserção estão associadas mais lesões de substância branca identificadas por ressonância magnética.

Keywords : Doença dos pequenos vasos; Cerebrais; Inflamação; Doença periodontal; Substância branca.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )