SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Prevalence of dentigerous cysts in a Portuguese university clinic population with bone pathologyNon-surgical management of paresthesia induced by calcium hydroxide extrusion - a case report with a 4-year follow-up author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Print version ISSN 1646-2890On-line version ISSN 1647-6700

Abstract

COSTA, Joana Ferreira da; BERNARDO, Mário  and  MENDES, Sónia. Fatores associados à qualidade de vida em jovens portugueses de 18 anos. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2024, vol.65, n.1, pp.28-39.  Epub Mar 31, 2024. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2024.03.1212.

Objetivos:

O presente trabalho pretendeu estudar a associação de aspetos relacionados com a qualidade de vida a características sociodemográficas, comportamentos de saúde oral e estado de saúde oral dos jovens de 18 anos da Região de Lisboa e Vale do Tejo, utilizando dados previamente recolhidos no III Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais (ENPDO).

Métodos:

A amostra do III ENPDO foi constituída por 157 indivíduos com 18 anos, residentes na região de Lisboa e Vale do Tejo. O III ENPDO recolheu dados através de um questionário e de uma observação intraoral. O questionário recolheu informação sobre a qualidade de vida, dados sociodemográficos e comportamentos de saúde oral. A observação intraoral incluiu o registo de cárie dentária (ICDAS II) e hemorragia gengival (IPC modificado). A análise estatística utilizou os testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis (α=0,05).

Resultados:

De um modo geral, os indivíduos do sexo feminino, com um nível de escolaridade mais baixo, que nunca visitaram um profissional de saúde oral e com presença de cárie ou de hemorragia gengival apresentaram piores resultados (p<0,05). A presença de cárie foi o fator mais frequentemente associado a uma pior qualidade de vida, encontrando-se em 4 das 8 questões consideradas.

Conclusões:

Foram identificados alguns fatores relacionados com uma pior qualidade de vida. A consideração destes fatores é importante para um reforço das medidas preventivas, particularmente das relacionadas com a melhoria dos comportamentos de saúde oral e com o tratamento precoce das doenças orais.

Keywords : Comportamentos; Cárie dentária; Higiene oral; Qualidade de vida; Saúde oral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )