SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26The COVID-19 pandemic crisis exposes structural racism in BrazilHabits and Eating Practices in the Portuguese Society. Reconfigurations and changes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

OLIVEIRA, Marcos Marques de. Visões do Inferno. A sociabilidade do "homem comum" brasileiro em Florestan Fernandes e Maria Sylvia de Carvalho Franco. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2021, n.26, pp.33-55.  Epub Dec 04, 2021. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2021.26.2.

Este estudo debruça-se sobre duas das mais importantes obras da chamada Escola Paulista de Sociologia, promotora de um elenco de indagações teóricas e investigações empíricas fundamentais na ciência social brasileira. Uma escola que se caracterizou pela constituição de uma sociologia enraizada nas singularidades históricas, sociais e culturais brasileiras, buscando o entendimento das condições específicas desta sociedade internamente marcada por ritmos desiguais de desenvolvimento, enfatizando a necessidade de uma compreensão mais efetiva, densa e profunda de seus diversos agentes - com destaque dos contingentes populacionais que mais sofreram com os nossos históricos processos de socialização e conformação ao modo de produção capitalista, ainda hoje hegemônico. Para cumprir este objetivo é que selecionamos, para uma análise sócio-histórica comparativa, as seguintes contribuições: A integração do negro na sociedade de classes, de Florestan Fernandes (2008a; 2008b); e Homens livres na ordem escravocrata, de Maria Sylvia de Carvalho Franco (1997).

Keywords : pensamento social brasileiro; Escola Paulista de Sociologia; Florestan Fernandes; Maria Sylvia de Carvalho Franco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )