SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue129COVID-19 and Working from Home: Determinants and Consequences of Work-Family and Family-Work Conflicts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

FERREIRA, José Genival Bezerra. O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2022, n.129, pp.177-202.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.14048.

O presente artigo pretende analisar os significados metafóricos que os professores do ensino superior têm atribuído às tecnologias digitais no âmbito pandêmico da COVID-19. Para o efeito, desenvolvemos uma investigação fenomenológica, um dos tipos de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para a geração de dados relatos produzidos na plataforma Google Forms por docentes de nove universidades públicas do Norte e do Nordeste do Brasil. O estudo assume uma visão sociocognitiva da linguagem, focada no aporte teórico da Linguística Cognitiva, com uma abordagem da metáfora conceptual direcionada ao corpus e ao discurso. Utilizando o método do domínio-alvo para a identificação da metáfora no corpus, destacam-se, com mais frequência, aquelas de cunho negativo, como a exclusão e o desespero.

Keywords : Brasil; docência; educação universitária; ensino superior; metáfora; tecnologias digitais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )