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Tourism & Management Studies
Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466
Abstract
MIRA, Maria do Rosário Campos; MONICO, Lisete dos Santos Mendes and BREDA, Zélia Maria de Jesus. Dimensão territorial na internacionalização de destinos turísticos: fatores estruturantes no pós-COVID19. TMStudies [online]. 2021, vol.17, n.4, pp.33-44. Epub Dec 31, 2021. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2021.170403.
Este estudo apresenta a validação empírica de uma escala destinada a medir os fatores territoriais que contribuem para a internacionalização dos destinos turísticos. Faz parte de uma investigação mais ampla, em que foram identificados os fatores de internacionalização dos destinos, reforçando a perspetiva sistémica do turismo: 'território', 'produto', 'governança' e 'DMO'. Aqui apresentam-se as propriedades psicométricas dos itens que operacionalizam a dimensão "território". O questionário foi administrado a 470 DMO portuguesas com responsabilidades nas áreas do turismo e do desenvolvimento local ou regional. Os itens da escala foram submetidos a análises de conteúdo, confiabilidade e validações psicométricas por meio de análises fatoriais exploratória (análise em componentes principais) e confirmatória (estruturas fatoriais de primeira e de segunda ordem). Os dados sustentam uma estrutura fatorial composta pelos fatores "recursos", "atividade económica" e 'limites', correspondentes a dimensões territoriais influentes na internacionalização dos destinos. Determinou-se a relação entre as opões políticas de internacionalização e as caraterísticas geográficas, culturais e económicas dos territórios. Esta relação constitui os alicerces do turismo em momentos de crise, como a que vivemos atualmente.
Keywords : Internacionalização; destinos turísticos; limites; atividade económica; recursos.