SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13THYROID CARCINOMA: DIAGNOSIS IN OCCUPATIONAL MEDICINE HEALTH EXAMINATION AND SHIFT WORK APTITUDEEPILEPSY VERSUS OCUPACIONAL HEALTH AND SAFETY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

LOPES, J et al. ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO BURNOUT NOS ENFERMEIROS- REVISÃO DA LITERATURA. RPSO [online]. 2022, vol.13, pp.122-130.  Epub July 21, 2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.04.06.2022.

Introdução

A Enfermagem é considerada como uma das profissões com níveis de Burnout elevados, tendo em conta que se encontra sujeita a constantes situações de exaustão emocional e stress. É fulcral apostar em estratégias de prevenção, pois elevados níveis de stress colocam em causa a qualidade e a eficácia do trabalho prestado, tendo consequentemente um forte impacto na saúde dos doentes e na sua própria qualidade de vida. A Saúde Ocupacional desempenha um papel importante na prevenção, na identificação e no controlo dos níveis de Burnout nos Enfermeiros.

Objetivos e Metodologia

Com este trabalho pretende-se identificar as estratégias existentes na prevenção do Burnout nos Enfermeiros, para isso, realizou-se uma revisão da literatura, com pesquisa em bases de dados acedidas através da plataforma B-on e da base de dados SciELO, incluindo artigos publicados entre janeiro de 2015 e março de 2022, em língua portuguesa e inglesa e que abordassem as estratégias na prevenção do Burnout nos Enfermeiros. Utilizaram-se os descritores Mesh: Burnout, Prevention Strategies e Nurses, os quais foram conjugados com o operador booleano AND. Foram selecionados sete artigos para posterior análise.

Resultados

A prevenção da síndrome de Burnout nos Enfermeiros passa pela aposta na adoção de estratégias, tanto a nível individual, como organizacional. O Enfermeiro deve desenvolver a capacidade de autocontrolo do stress e de autorreconhecimento dos sinais e sintomas de Burnout, com vista a promover a sua saúde mental e o seu bem-estar. A organização tem a possibilidade de criar as condições necessárias para um local de trabalho mais saudável e menos promotor de stress. Foram identificadas estratégias como o treino de resiliência, prática de yoga, promoção do autocuidado, comprometimento organizacional e incentivo à promoção da saúde mental, verificando-se que equipas de Enfermagem com elementos mais capacitados em saúde mental conseguem desempenhar funções de maior qualidade e eficácia.

Conclusões

É fulcral o estudo crescente desta temática, uma vez que com estratégias adequadas e focadas na prevenção da síndrome de Burnout, poder-se-á diminuir os níveis de stress nos elementos das equipas de Enfermagem e consequentemente uma melhoria da qualidade dos cuidados prestados.

Keywords : Burnout; Enfermeiros; Estratégias de Prevenção; Saúde Ocupacional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )