SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14CARING FOR WHO CARES: PROMOTION OF VACCINATION IN HEALTHCARE PROFESSIONALS, IN OCCUPATIONAL HEALTHESOPHAGEAL CANCER ASSOCIATED WITH WORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

LUCAS, I; MERENCIO, K  and  RAMALHO, F. BEM-ESTAR, SAÚDE MENTAL E A ENFERMAGEM DO TRABALHO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. RPSO [online]. 2022, vol.14, esub0350.  Epub July 16, 2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.16.07.2022.

Introdução:

Os novos desafios e exigências do trabalho evidenciam o interesse de investir na promoção da saúde, bem-estar e produtividade dos funcionários. O Enfermeiro do Trabalho, possui um conjunto de competências para avaliar os Riscos profissionais, em especial os psicossociais, bem como consciencializar, aumentar a segurança e operar mudanças promotoras de ambientes saudáveis. A implementação de um programa de saúde mental e bem-estar no trabalho, tem impacto na prevenção de problemas de saúde e também na aquisição de hábitos de vida saudáveis, com impacto positivo no trabalhador e na organização.

Objetivos:

Analisar a evidência científica sobre o bem-estar e a saúde mental do trabalhador, na área da Saúde Ocupacional.

Metodologia:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Realizou-se a pesquisa nas bases de dados Pubmed® e CINAHL®Complete, MedicLatina, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health: Comprehensive Edition e Cochrane Database of Systematic Reviews. Selecionaram-se 25 artigos, que respeitaram os critérios de inclusão definidos (publicação entre 2016 e 2022, idiomas inglês, espanhol e português, na área da saúde e bem-estar no trabalho).

Resultados:

Os problemas mais relatados no contexto de trabalho foram a depressão, ansiedade, sobrecarga de trabalho e desvalorização profissional. Intervenções baseadas em terapia cognitivo-comportamental demonstraram eficácia na redução dos sintomas nos trabalhadores. O envolvimento dos gestores num programa de saúde, de preferência assente em formato digital, contribui para ambientes laborais saudáveis.

Conclusões:

A implementação de programas de saúde mental e bem-estar simples e acessíveis, incluindo o incentivo a práticas como o mindfulness e o ioga, podem criar mudanças significativas, com ganhos em saúde e para a organização, pelo impacto positivo para a pessoa e para a sua produtividade. Atualmente é fundamental promover a articulação entre o Enfermeiro do Trabalho e os gestores das organizações, pois ao zelar pelo interesse dos trabalhadores e a melhoria dos indicadores ao nível da saúde mental, favorece-se o vínculo, o desempenho, o capital humano e a produtividade.

Keywords : Enfermagem do Trabalho; Bem-estar; Saúde Mental; Programa de Saúde Mental; Saúde Ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )