SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14OCULAR TUBERCULOSIS IN A HEALTH CARE PROFESSIONALRETROPERITONEAL LIPOSARCOMA: A RARE CASE REPORT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

DURAES, M; SILVIA, N; CARRAPATOSO, L  and  RIBEIRO, A. BRUCELOSE - A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO. RPSO [online]. 2022, vol.14, esub0370. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.10.12.2022.

Introdução:

A Brucelose é uma zoonose provocada por bactérias cocobacilos gram-negativos pertencentes ao género Brucella, que pode ser transmitida pelo contacto direto com animais ou com as suas secreções. É uma doença sistémica, com início agudo ou subagudo, geralmente duas a quatro semanas após a inoculação. A sua sintomatologia é inespecífica, mas apresenta-se tipicamente através de febre, suores noturnos, artralgias ou astenia. Apesar de ser uma doença endémica em muitos países subdesenvolvidos, continua subdiagnosticada e sub-reportada.

Descrição do caso:

Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, auxiliar de veterinário, de 28 anos e com contacto próximo e frequente com gado bovino, ovino e caprino. Desconhece ter alguma vez realizado exame de aptidão para o trabalho e refere utilizar como equipamento de proteção individual apenas luvas e avental de borracha, dependendo da atividade. Recorre ao serviço de urgência por dor testicular recorrente e por sintomas constitucionais. Analiticamente mostrou IgG para brucelose borderline. Assim, o caso foi notificado no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. O utente foi medicado com doxiciclina e rifampicina e posteriormente submetido a excisão do testículo direito, onde a peça cirúrgica testou positivo para Brucella spp., confirmando-se o diagnóstico de brucelose com orquiepididimite.

Discussão:

Uma vez que o quadro de brucelose é inespecífico, uma história clínica detalhada com exploração do contexto laboral, é fundamental para o seu diagnóstico. Assim, é fundamental a formação e alerta dos profissionais de saúde para esta doença. A incidência de casos associados à exposição ocupacional é relevante, sendo os veterinários de animais de grande porte (e seus ajudantes) um dos grupos profissionais de maior risco. A baixa adesão ao equipamento de proteção individual e a falta de conhecimentos poderão ser fatores de perpetuação da infeção. É essencial facilitar o acesso aos serviços de Saúde Ocupacional para garantir a vigilância destes trabalhadores.

Conclusão:

A brucelose é uma das doenças zoonóticas globalmente negligenciada, mantendo-se, contudo, como uma das três mais comuns em Portugal. Este caso é pertinente como forma de alerta aos profissionais de saúde para as patologias menos frequentemente relacionadas com a atividade laboral, nomeadamente as zoonoses, por esse motivo frequentemente subdiagnosticadas.

A avaliação do risco profissional e implementação de medidas de proteção são fundamentais na diminuição do risco ocupacional, sendo necessária a avaliação das condições de trabalho por um técnico de segurança qualificado. Assim, as equipas de Saúde Ocupacional têm um papel preponderante na prevenção de doenças profissionais, promoção da saúde, implementação de medidas preventivas e diminuição da sua morbimortalidade.

Keywords : Saúde Ocupacional; Medicina do Trabalho; Segurança no Trabalho; Brucelose; Veterinário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )