SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The Mediating Possibilities of Art: A Case Study on Artistic Experience and Theatre Participation of People with Visual ImpairmentInteractions Between the Gramado Film Festival Museum, the Film Festival and the Local Cultural Tourism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)

Print version ISSN 2184-0458On-line version ISSN 2183-0886

Abstract

GUSHIKEN, Yuji. Plateia-Foyer: Diálogo e Formação de Público na Leitura Dramatizada em Artes Cênicas. RLEC/LJCS [online]. 2023, vol.10, n.1, pp.113-131.  Epub June 30, 2023. ISSN 2184-0458.  https://doi.org/10.21814/rlec.4429.

O objeto deste artigo, em pesquisa de abordagem qualitativa, trajeto interdisciplinar e de natureza aplicada, é a formação de plateia de teatro, em sua eventualidade, e a busca pela sua transformação em público, virtualmente duradouro, através de práticas artísticas e comunicacionais designadas no campo das artes cênicas de “plateia-foyer” e “leitura dramatizada”. No plano teórico-metodológico, com objetivo descritivo e interpretativo, parte do modelo de estudos da comunicação como diálogo, característica do pensamento latinoamericano em comunicação, numa perspectiva de relações públicas, em que a prática da conversação e do comentário, entre a racionalidade da comunicação organizacional e o afeto da arte, emerge para a produção da vinculação social entre artistas e plateia/público. Opta-se por um estudo de caso sobre o Teatro Mosaico (Brasil), na montagem de dois textos dramatúrgicos: o Prólogo, do diretor Sandro Lucose (2005), e A Caravana da Ilusão, do diretor Alcione Araújo (2000), em que comédia e drama, no mesmo espetáculo, fazem bifurcar os caminhos de uma companhia teatral.

Keywords : comunicação; teatro; plateia-foyer; leitura dramatizada; formação de público.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )