SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Humanity and work on board ship: elevating the well-being of seafarers to the level of a fundamental rightAnalysis of Food and Nutrition Security policies in the countries of the Community of Speaking Countries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


População e Sociedade

Print version ISSN 0873-1861On-line version ISSN 2184-5263

Abstract

PORTUGUEIS, Diane  and  ALVES, Cecília Pescatore. Do desastre ambiental à formação de uma rede migratória: o caso de Longarone e Urussanga. População e Sociedade [online]. 2023, n.40, pp.142-153.  Epub Jan 20, 2024. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev40v2.

O artigo traz a experiência e o relato da pesquisa de campo, que buscou compreender a gênese da constituição de uma rede migratória desde um desastre ambiental ocorrido na Itália, em 1963. Tal configuração forjou conexões entre Longarone no Norte da Itália e Urussanga, no Sul do Brasil, ocasionando consequências que perpassam a busca por laços culturais, resgate familiar e propagação da tradição italiana- aspectos transpostos pela dinâmica econômica engendrada. A metodologia utilizada foi a etnografia multissituada (Marcus, 1995) e observação participante. Almeja-se expor repercussões do estabelecimento de tal rede, que culminam no deslocamento de ítalo-brasileiros para trabalharem em sorveterias na Alemanha, alterando a configuração política, espacial e socioeconômica de sua cidade natal.

Keywords : Redes; Etnografia; Desastre Ambiental; Relato de Campo; Multiterritorialidade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )