Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia
Print version ISSN 0430-5027
Abstract
PAREJA-EASTAWAY, Montserrat. Construindo a Barcelona criativa: novos actores, novas estratégias. Finisterra [online]. 2010, n.90, pp.133-152. ISSN 0430-5027.
Barcelona está na mira internacional. A cidade que triunfou com a organização dos Jogos Olímpicos em 1992 procura no século XXI afirmar-se como uma cidade criativa. Mas é necessário criar as condições para que Barcelona se converta numa cidade atractiva para o talento criativo e as empresas. O reconhecimento do substrato histórico-económico, como ponto de partida para a cidade criativa, juntamente com o papel motor da cultura na geração de uma bagagem distintiva e peculiar, fazem de Barcelona uma cidade diferente. No entanto, isto não é suficiente. A participação de todos os actores em torno de uma estratégia partilhada coloca a Barcelona o maior desafio do futuro, assim como a minimização dos efeitos negativos que inevitavelmente acompanham o êxito desta estratégia. Empresas, instituições, cidadania constituem os melhores activos da cidade: é necessário unir esforços e aproveitar os efeitos que se geram entre eles. O consenso e a participação vão além de meras utopias convertendo-se em factores imprescindíveis na cidade de amanhã. A iniciativa pública exerce liderança em Barcelona: as conexões entre as necessidades dos sectores criativos e os mecanismos de intervenção pública são, sem dúvida, a maior garantia de sucesso.
Keywords : Barcelona; cidade criativa; trajectórias urbanas; liderança pública; factores harde soft; network de localização.