SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue125Geoforms as a first approximation in the mapping of the geosystems of the Pindaré river basin - Maranhense Amazon/BrazilTazibouho-université's fragmented market (daloa, côte d’ivoire): a reinvention of convenience through informality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

Print version ISSN 0430-5027

Abstract

BOTELHO, Lúcio Antônio Leite Alvarenga; VALADAO, Roberto Célio  and  ROCCA, Lorena. Proposições para a construção de um raciocínio geográfico: uma busca da geografia escolar, no Brasil. Finisterra [online]. 2024, n.125, pp.73-87.  Epub Apr 30, 2024. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis32582.

O termo “raciocínio geográfico”, no Brasil, ganhou amplitude e centralidade no debate do ensino de Geografia após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017. Este termo, desde então, tem sido utilizado frequentemente na proposição de currículos escolares em atendimento a essas novas diretrizes do currículo nacional brasileiro. Não obstante, a busca pelo encaminhamento por meio do qual se processa o raciocínio geográfico é anterior à BNCC, sendo pauta de discussões de pesquisadores brasileiros da educação há, pelo menos, duas décadas. Diante da relevância que o termo vem ganhando no ensino no Brasil, este artigo está pautado nas seguintes questões: Há, no campo da didática da Geografia, propostas epistemicamente robustas que indicam como desenvolver o raciocínio geográfico em sala de aula? E, no caso da sua existência, em quais dimensões estas propostas contribuiriam para o desenvolvimento da Geografia Escolar, sobretudo em atendimento às mudanças curriculares em curso no Brasil? Na busca por responder a estes questionamentos foi efetivado levantamento bibliográfico que identificou três propostas de raciocínio geográfico construídas a partir de pesquisas sistemáticas conduzidas pelos seus autores: uma proposta belga e duas brasileiras. A análise destas propostas é apresentada e problematizada neste artigo, de modo a favorecer a compreensão cognitiva inerente à ação de raciocinar geograficamente. Esta ação revela-se uma estratégia didática pautada num ensino de Geografia comprometido com a cientificidade, notadamente ao se fundamentar no emprego de uma rede conceitual epistemicamente chancelada pela ciência geográfica, na busca por responder a uma pergunta geográfica inerente a uma dada situação, também, geográfica.

Keywords : Situação geográfica; pergunta geográfica; geografia escolar; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )