SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Doença celíaca no adulto: a propósito de um caso clínicoAdenoma seroso oligoquístico do pâncreas: a propósito de um caso clínico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Jornal Português de Gastrenterologia

Print version ISSN 0872-8178

Abstract

ROSA, I. et al. Citomegalovírus na colite ulcerosa: causa ou coincidência?. J Port Gastrenterol. [online]. 2006, vol.13, n.3, pp.144-146. ISSN 0872-8178.

A infecção por citomegalovírus em doentes com colite ulcerosa está descrita em menos de 50 casos, mas pode ter implicações clínicas. Enquanto alguns autores consideram o vírus uma causa de exacerbação da doença inflamatória, outros vêem-no como um mero achado. No entanto, o ganciclovir levou a remissão clínica em vários casos publicados. Os autores descrevem o caso de um homem de 42 anos, internado por diarreia, astenia e edema generalizado. Tratava-se de um alcoólico, sem outras patologias conhecidas, nem evidência laboratorial de imunossupressão. Uma fibrossigmoidoscopia revelou colite activa, com células com inclusões intranucleares. Iniciou-se ganciclovir, com melhoria clínica, mas as biopsias de controlo mostraram colite ulcerosa activa, sem evidência de citomegalovírus. Acrescentou-se à terapêutica mesalazina, com remissão completa do quadro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )