Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Investigação Operacional
Print version ISSN 0874-5161
Abstract
SCHUTZ, G. and PIRES, F. M.. Uma abordagem para o problema da optimização de rotas de veículos baseada em operadores genéticos. Inv. Op. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp.197-209. ISSN 0874-5161.
A versão básica do Problema da Optimização de Rotas de Veículos consiste em determinar um conjunto de rotas a efectuar por uma frota de veículos, estacionada num depósito central, para servir um conjunto fixo de clientes, minimizando a distância total percorrida. O número de veículos e respectivas capacidades, as localizações e procuras dos clientes, bem como a localização do depósito são conhecidas. Este problema pertence à classe dos problemas NP-difíceis. Os poucos métodos exactos que foram desenvolvidos para o resolver são demasiado demorados e apenas exequíveis para a generalidade dos problemas de pequena dimensão (até cerca de 50 clientes). Assim, as abordagens mais comuns e eficientes baseiam-se em métodos heurísticos. Mais recentemente várias meta-heurísticas, principalmente baseadas em Pesquisa Tabu, têm sido desenvolvidas para o Problema da Optimização de Rotas de Veículos. Neste trabalho expõe-se um Algoritmo Genético para a versão básica do Problema de Optimização de Rotas de Veículos. Apresenta-se a forma como se adaptaram os operadores genéticos a este problema. Descreve-se o estudo computacional realizado, com um conjunto de problemas-teste conhecidos da literatura, e analisam-se os resultados obtidos.
Keywords : Vehicle Routing Problem; Heuristics; Genetic Algorithms.