Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Print version ISSN 1645-0523
Abstract
TERTULIANO, Ivan W.; UGRINOWITSCH, Alessandra A.C.; UGRINOWITSCH, Herbert and CORREA, Umberto C.. Efeitos da frequência de feedback na aprendizagem do saque do voleibol . Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.3, pp.328-335. ISSN 1645-0523.
Participaram deste estudo 20 crianças com idade variando entre oito e onze anos. A tarefa utilizada foi o saque por baixo do voleibol realizado da linha de ataque de uma quadra de voleibol, com o objectivo de acertar um alvo posicionado na linha de ataque da quadra oposta, o qual não podia ser visualizado pelos sujeitos. Foram formados dois grupos que diferiram em função da frequência feedback fornecida: uma informação a cada duas execuções (G50%) ou uma informação a cada três execuções (G33%). O experimento constou de 70 execuções na fase de aquisição e 10 execuções na fase de transferência. A segunda fase ocorreu 5 minutos após o término da aquisição, sem feedback. Os resultados mostraram o melhor desempenho do G33% na fase de aquisição quando comparado ao G50%, e, também na fase de transferência. Esses resultados indicam que a menor frequência de feedback auxilia na melhora do desempenho do saque por baixo do voleibol.
Keywords : aprendizagem; frequência; feedback; voleibol.