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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Print version ISSN 1645-0523
Abstract
BENTO, Jorge Olímpio. Do corpo e do activismo na conjuntura de mercado e consumoAbout the body and activism in the market and consumption conjuncture. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2009, vol.9, n.2-3, pp.203-227. ISSN 1645-0523.
Na actual configuração da sociedade as pessoas tornaram-se objectos de consumo e reféns da ansiedade. Esta situação é favorecida por uma globalização guiada pela teologia do mercado, bem como pela tendência de intervencionismo e de policiamento dos nossos comportamentos e passos. É sobre este plano de fundo que se instituem uma política e um negócio que exploram o capital da insegurança e do medo. Isso mesmo acontece no domínio das actividades corporais, tendo gerado um poderoso movimento ideológico e económico que instituem o activismo físico e um totalitarismo higienista e securitário como pedras basilares do estilo de vida urbano. No corpo consumido e consumidor é praticado um controlo sem precedentes e ficam bem à vista a crise da identidade, o mal-estar e as marcas de irracionalidade, de fanatismo, alienação e escravidão que povoam a conjuntura pós-moderna. A máxima do carpe diem, que rege o quotidiano, e o paradigma produtivista, que orienta e desvirtua a ciência, tornaram urgente a necessidade de almejar o equilíbrio e a sensatez, de reinventar a transcendência e de revalorizar o conhecimento de orientação.
Keywords : consumo; medo; corpo; activismo; intervencionismo; fanatismo; irracionalidade; servidão; crise de identidade; mal-estar; necessidade de equilíbrio; sensatez; transcendência; conhecimento; orientação.