Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
Print version ISSN 1645-4464
Abstract
SIMOES, Regina; GIRALDI, Janaina and OLIVEIRA, Sônia. Influência dos valores pessoais no comportamento «verde» do consumidor. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2012, vol.11, n.4, pp.26-37. ISSN 1645-4464.
Em um contexto de degradação do meio ambiente, os consumidores têm se dado conta de que suas ações afetam diretamente a qualidade do ambiente em que vivem. O objetivo deste trabalho é avaliar de que maneira os valores pessoais dos consumidores podem influenciar o chamado comportamento «verde». Foi empregada uma pesquisa descritiva, com coleta de dados via levantamento e análise por meio da regressão múltipla. Verificou-se que os valores pessoais que apresentaram influência positiva na adoção de um comportamento de consumo ambientalmente favorável foram: autorrespeito, autorrealização e relacionamento caloroso com os outros. Já os valores sensação de êxito, ser respeitado, senso de pertencer, excitação, diversão e prazer na vida e segurança apresentaram influência negativa no comportamento «verde». Os resultados podem ser úteis a empresas no desenvolvimento de novos produtos e da sua comunicação direcionados a este público.
Keywords : Comportamento Verde; Valores Pessoais; Sustentabilidade.