Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
Print version ISSN 1645-4464
Abstract
ZAMBON, Antonio and ANUNCIACAO, Pedro. Inteligência competitiva: percepções de valor no setor da bijuteria. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2014, vol.13, n.2, pp.41-60. ISSN 1645-4464.
Na atividade econômica atual, destaca-se a informação como recurso econômico transacionável e o conhecimento como fator diferenciador na atuação e decisão. A grande revolução reside na oportunidade dada à generalidade dos agentes de, através do conhecimento e aprendizagem, gerarem inteligência, permitindo alcançar novas dinâmicas de evolução e desenvolvimento. Inteligência organizacional e competitiva constituem dois elementos vitais à competitividade e sustentabilidade econômica, equacionando as dinâmicas organizativas, a capacidade de inovação e a geração de valor em contexto colaborativo. O presente estudo tem por objetivo analisar a relevância da inteligência competitiva para o desenvolvimento em rede das PME do setor da bijuteria, em Limeira-S. Paulo, Brasil. Para tal, procurou-se, através do método de Delphi, averiguar a sensibilidade dos empresários para esta temática, bem como avaliar as suas expetativas sobre esta possibilidade de criação de um centro de inteligência capaz de disponibilizar informações relevantes sobre o mercado. Os resultados obtidos evidenciam a assunção clara da relevância do tema, a consciência dos contributos positivos da iniciativa, bem como as fragilidades existentes que podem condicionar o sucesso da iniciativa.
Keywords : Inteligência Competitiva; Inteligência Organizacional; Informação; Conhecimento e Sistemas de Informação.