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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
Print version ISSN 1645-4464
Abstract
BARCELLOS, Paulo et al. A adoção da estratégia de enfoque em diferenciação: O caso do vinho Kosher no mercado brasileiro. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2015, vol.14, n.3, pp.02-12. ISSN 1645-4464.
A estratégia de enfoque em diferenciação implica na oferta de um produto que seja considerado único aos consumidores. A certificação de produtos Kosher, com base nos regimentos religiosos, garante processos rigorosos para a produção dos alimentos para os judeus. Desde os rituais pag ãos da Antiguidade, esta cultura emergiu e continua a se estender até a atualidade, com a proibição do povo judeu de consumir vinho produzido e manuseado por pessoas não judias. O objetivo do estudo foi identificar os aspectos positivos da estratégia de enfoque em diferenciação em uma empresa vinícola do Vale dos Vinhedos, Brasil, a partir da produção do vinho Kosher. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único, com entrevistas individuais em profundidade, para posterior análise e interpretação dos dados. Os resultados apontam que a estratégia com enfoque em diferenciação, utilizada desde a fundação da empresa, é percebida como diferencial da vinícola, ao atingir seu público-alvo restrito e exigente, que está disposto a pagar mais em troca de um produto distinto.
Keywords : Estratégia; Estratégia de Enfoque em Diferenciação; Vantagem Competitiva; Vitivinicultura; Vinho Kosher.