Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
Print version ISSN 1645-4464
Abstract
SOARES, Carlos Alberto Pereira; MAGALHAES, Marcelo; SILVA, Wainer and MALLMAN, Dorval. Maturidade empresarial e o sucesso de projetos organizacionais orientados a processos de negócio. RGPLP [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.20-36. ISSN 1645-4464.
O gerenciamento de processos de negócio (BPM, no acrónimo em inglês) é uma abordagem de gestão que estimula as organizações se voltarem para a otimização dos seus processos de negócio com o uso intensivo das melhores tecnologias disponíveis. A maturidade de gestão estratégica (SMM) pode ser entendida como o estágio que as organizações obtêm no uso das melhores práticas relacionadas à estratégia para a sua área de negócio. A orientação a processos de negócio (BPO) estimula o esforço BPM e usa BPM como referência e ferramenta. Neste artigo, sugere-se que um impacto bem sucedido de projetos de BPO que usam informações de BPM depende do nível de SMM da organização onde o projeto for realizado. Foi realizada uma pesquisa em onze empresas brasileiras, utilizando sete variáveis para medir o nível de SMM e quatro variáveis para avaliar o impacto dos projetos de BPO. A conclusão foi que quanto maior o nível de SMM da empresa, maior o impacto positivo do projeto BPO.
Keywords : Gestão de Processos de Negócio; Modelo de Maturidade; Orientação a Processos de Negócio.