Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Print version ISSN 1646-9895
Abstract
ARAUJO, Virgínia Maria and COTA, Manuel Pérez. Software como um Serviço: uma visão holística. RISTI [online]. 2016, n.19, pp.145-157. ISSN 1646-9895. https://doi.org/10.17013/risti.19.145-157.
A evolução tecnológica permite-nos dispor de soluções altamente flexíveis, de fácil acesso com valores de investimento mais baixos, o que leva a muitas empresas adotarem soluções SaaS (Software como um Serviço) para suporte aos seus processos de negócio. Hoje em dia, já quase todos os decisores de estratégias de TI nas organizações são levados a considerar a adoção de SaaS para suporte aos seus processos de negócio como uma solução de TI, pelos benefícios de conveniência associados à tecnologia ou competição no mercado. Muitas vezes, os decisores das estratégias de negócio consideram apenas os incentivos atraentes do uso de SaaS ignorando os impactos associados às novas tecnologias. É necessário ter uma visão holística das implicações no desenvolvimento, no fornecimento, na utilização e operacionalização de SaaS nos diferentes tipos de empresas. A presente pesquisa adota vários destes fatores de risco, como fatores dignos de avaliação de impacto do SaaS para comprovar a sua legitimidade com um estudo combinado quantitativo-qualitativo.
Keywords : SaaS; Software como um Serviço; Paradigma; Interpretativo; Metodologia; Entrevista.