Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Print version ISSN 1646-9895
Abstract
BRITO JUNIOR, Ozonias de Oliveira; AGUIAR, Yuska Paola Costa and MOURA, Hermano Perrelli de. Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem - TARDA - Versão 2.0. RISTI [online]. 2021, n.42, pp.120-135. Epub June 30, 2021. ISSN 1646-9895. https://doi.org/10.17013/risti.42.120-135.
Recursos Digitais de Aprendizagem (RDAs) são projetados para implantar pedagogias baseadas no uso da tecnologia e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a diversidade de abordagens para avaliação de RDAs é uma barreira para o processo de avaliação. Diante disso, a Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem (TARDA - Versão 2.0) é proposta a partir de 26 abordagens descritas na literatura nacional e internacional. Esta contempla dimensões de qualidade de software, de uso e pedagógica. A fim de verificar a adequação da referida taxonomia junto aos potenciais avaliadores de RDAs, 32 especialistas da área de qualidade de Software e 45 da área de qualidade de uso responderam a dois questionários elaborados no escopo desta pesquisa. Além disso, também foram realizadas 7 entrevistas com 21 educadores. Como resultado, tem-se a TARDA - V2 composta por 4 dimensões, 17 categorias e 49 critérios para a avalição de RDAs.
Keywords : Recursos Digitais de Aprendizagem; Taxonomia para a avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem; Avaliação de Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação.