Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Print version ISSN 1646-9895
Abstract
CAMARGO, Juliana et al. Sistemas conversacionais: aspetos culturais influenciam a avaliação de UX de um protótipo conceptual de assistente de voz. RISTI [online]. 2023, n.50, pp.118-135. Epub June 30, 2023. ISSN 1646-9895. https://doi.org/10.17013/risti.50.118-135.
Este artigo analisa a experiência de 100 indivíduos (50 brasileiros e 50 portugueses) no contexto de um sistema conversacional com assistente de voz automatizado. A avaliação da UX foi realizada em diferentes etapas: cálculo da estatística descritiva, análise das frases ditas pelos utilizadores e aplicação da escala SUS. Esta abordagem metodológica permitiu verificar que o protótipo conceptual simula um produto com grande potencial para facilitar o dia a dia dos profissionais que atuam em salões de estética e beleza. No entanto, há funcionalidades que devem ser redesenhadas, como a escolha dos nomes dos botões e a acessibilidade da ferramenta. Outra contribuição do estudo é a confirmação de que há opiniões divergentes entre as populações da amostra, brasileira e portuguesa, mostrando que a solução teve melhor aceitação entre os portugueses. Esta última questão é um dos aspetos mais relevantes dos achados deste trabalho, pois pode comprometer o sucesso de tal assistente.
Keywords : sistemas conversacionais; chatbots; assistentes virtuais; inteligência artificial; acessibilidade; experiência do utilizador (UX).