Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Tourism & Management Studies
Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466
Abstract
FABRICIUS, Susanna and ERIKSSON, Niklas. Utilização de mídias sociais por jovens-idosos para fins de viagem. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.1, pp.27-32. ISSN 2182-8458.
A população está envelhecendo rapidamente em muitos países desenvolvidos. No entanto, poucas pesquisas têm sido conduzidas para entender melhor o uso da Internet e dos mídias sociais pelos idosos para fins de viagem. Este estudo qualitativo centra-se na identificação de jovens idosos (60-75 anos) viajantes como utilizadores desinteressados, utilizadores oportunistas ou utilizadores 2.0 de mídias sociais, e na exploração de possíveis facilitadores e barreiras para o seu uso. Catorze indivíduos foram entrevistados, e os resultados sugerem uma clara divisão em como os mídias sociais são ativamente usados pelos informantes. Sete informantes foram categorizados como desinteressados, seis como oportunistas e um como usuário 2.0. Parece haver também perceções heterogéneas dos mídias sociais para fins de viagem - vários possíveis facilitadores e barreiras foram encontrados entre os informantes para consultar revisões on-line e blogs para planeamento de viagens e para compartilhar experiências de viagens on-line
Keywords : Mídias sociais; turismo; idosos; adoção e uso da tecnologia; comportamento do consumidor.