Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Tourism & Management Studies
Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466
Abstract
FERNANDES, Adriana L.; LAUREANO, Raul M. S. and ALTURAS, Bráulio. Organizational Learning in the Hotel Industry: an eclectic instrument of measurement. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.2, pp.16-25. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2018.14202.
A aprendizagem organizacional, apesar de ser um tema amplamente discutido na literatura sobre gerenciamento, a informação em torno do mesmo é ainda dispersa em relação a indústria da hotelaria. Este estudo foi realizado com 295 profissionais, dentre eles gerentes e funcionários de hotéis no Brasil e em Portugal, para validar um instrumento de medição da aprendizagem organizacional adequadamente adaptado para a indústria da hotelara e identificar diferenças no grau de eficiência do processo de aprendizagem organizacional entre hotéis de diferentes categorias, e entre gerentes e funcionários. Inicialmente, foi realizada uma validação de conteúdo com representantes da indústria da hotelaria e, posteriormente, uma análise fatorial confirmatória. Como resultado, obtivemos uma escala com 4 fatores e 12 itens, que foi capaz de identificar diferenças no grau de eficiência do processo de aprendizagem organizacional entre profissionais de diferentes hotéis e entre gestores e colaboradores. Há evidências de que a capacidade dos indivíduos e grupos para aprender é encorajada nos hotéis pesquisados, entretanto a aprendizagem organizacional não está sendo alcançada na íntegra neste setor, sendo a parte mais crítica do processo a dimensão de criação e gerenciamento de conhecimento neste setor.
Keywords : Aprendizagem Organizacional; indústria da hotelaria; análise fatorial confirmatória; escala.