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Tourism & Management Studies
Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466
Abstract
ANANA, Edar da Silva; ANJOS, Francisco Antonio dos and PEREIRA, Melise de Lima. Imagem de destinos turísticos à luz da lógica dominante do serviço em marketing. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.3, pp.7-18. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2018.14301.
Este artigo analisa a composição e o arranjo interno da imagem dos destinos turísticos do litoral brasileiro, à luz de três teorias ainda não testadas: a Cadeia de Meios e Fins (Gutman, 1982), a Lógica dos Serviços Dominantes do Marketing (Vargo & Lusch, 2004), e a tríade organizacional para o desenvolvimento local proposta por Vázquez- Barquero (1999). A pesquisa foi aplicada com 178 pessoas. As respostas concentraram-se em quatro (entre oito possíveis) destinos: Balneário Camboriú (31,4%), Rio de Janeiro (28%), Torres (20%) e Natal (8%). Os dados foram submetidos pela primeira vez à Análise Fatorial Confirmatória para identificar e validar o conjunto de componentes que representam a Imagem de Destino de Turismo - TDI. Os fatores constituintes do TDI e as variáveis que representam os Valores Pessoais (como antepassados) e o Comportamento do Consumidor (como descendentes) foram submetidos a um Modelo de Equação Estrutural para avaliar o arranjo interno do TDI e os relacionamentos construídos. Os resultados indicam que os valores relacionados ao auto-respeito, à segurança e à emoção influenciam a avaliação de alguns componentes do TDI e que algumas construções influenciam a probabilidade de os indivíduos visitarem ou recomendarem os destinos.
Keywords : Turismo; imagem de destino turístico; medição de imagem; teoria dos meios e fins; Brasil.