Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Tourism & Management Studies
Print version ISSN 2182-8458On-line version ISSN 2182-8466
Abstract
POZO, Hamilton and TACHIZAWA, Takeshy. Marketing e responsabilidade social: um estudo exploratório do turismo local. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.4, pp.39-49. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2018.14404.
Este artigo propõe um modelo de gestão para organizações empresariais para ajudar a estimular a inovação em responsabilidade social e fortalecer o turismo na cidade de Três Corações (Brasil). O objetivo deste estudo é apresentar crenças e valores que trabalhem em conjunto para induzir maior engajamento e desempenho social nas empresas em seu campo, particularmente através da inovação para fortalecer o turismo na região estudada. O método de pesquisa utilizado baseou-se na grounded theory que é uma forma de pesquisa qualitativa que busca gerar novas teorias por meio de conceitos, categorias e propriedades. O modelo proposto, além de refletir sobre o papel da responsabilidade social nas empresas analisadas, ajuda a mapear os diversos setores socioeconômicos das empresas pesquisadas e do turismo. O estudo forneceu evidências de que as preocupações com marketing e responsabilidade social estão cada vez mais presentes como um fator estratégico nas organizações.
Keywords : Responsabilidade Social; marketing social; turismo.