Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Cadernos do Arquivo Municipal
On-line version ISSN 2183-3176
Abstract
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. A favor ou contra Castilho? Rede de apoiadores no império brasileiro. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2022, vol.ser2, n.18, e202207. Epub July 15, 2022. ISSN 2183-3176. https://doi.org/10.48751/cam-cfw4-zf71.
O poeta português António Feliciano de Castilho (1800-1875) criou o Método Castilho para o ensino de leitura e veio para o Brasil em 1855, para realizar sua divulgação. Objetivando contribuir com o ensino da leitura e da escrita, propôs diferentes reformas na instrução primária e secundária em Portugal e no Brasil, incorporadas ao projeto da Modernidade, em que a escola calcada no tradicionalismo foi projetada como um palco de experimentações em um projeto de redenção pedagógica e social. Apesar de ter recebido várias resistências e o cancelamento de seu curso na corte brasileira, compareceram nas fontes históricas sujeitos brasileiros e portugueses que viviam na corte brasileira e que foram considerados “amigos” pelo poeta. O maior desafio metodológico deste artigo consistiu em rastrear esta rede de apoiadores deste projeto de instrução no império brasileiro. Esta análise será fundamentada em autores como Albuquerque (2019), Boto (2012) e obras memorialistas de Castilho (1902).
Keywords : Método Castilho; Leitura e escrita; Brasil; Império; Apoiadores de Castilho.