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Acta Portuguesa de Nutrição
On-line version ISSN 2183-5985
Abstract
OLIVEIRA, Tânia; POINHOS, Rui and CAMPOS, Maria Antónia. CARACTERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS DA EATING ASSESSMENT TOOL EM INDIVÍDUOS PORTUGUESES COM PARALISIA CEREBRAL. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.25, pp.18-22. Epub Oct 27, 2021. ISSN 2183-5985. https://doi.org/10.21011/apn.2021.2504.
INTRODUÇÃO:
A disfagia é uma dificuldade alimentar muito frequente na paralisia cerebral. Apesar da relevância da sua deteção precoce, raramente são realizados exames específicos, e não existe uma ferramenta validada e adaptada para avaliar a disfagia na população portuguesa com paralisia cerebral.
OBJETIVOS:
O nosso objetivo foi estudar as características psicométricas da Eating Assessment Tool (EAT-10) numa amostra de indivíduos portugueses com paralisia cerebral e adaptá-la para uso em pessoas com paralisia cerebral.
METODOLOGIA:
A escala foi aplicada a uma amostra de conveniência de 75 participantes (idades entre 11 e 61 anos) com diagnóstico clínico de paralisia cerebral e a um grupo de controlo com igual número de participantes. As propriedades psicométricas (consistência interna e análise factorial) da escala foram avaliadas no grupo com paralisia cerebral.
RESULTADOS:
Tanto a consistência interna quanto a análise factorial sugeriram a exclusão de um dos itens. A versão final da escala (EAT-9) apresentou boa consistência interna (alfa de Cronbach = 0,749) e uma estrutura unifatorial, com o fator latente a explicar 37,2% da variância total. Os participantes com paralisia cerebral obtiveram pontuações mais elevadas na EAT-9 do que o grupo de controlo (p < 0,001), e 28,0% (n = 21) tinham uma pontuação indicadora de anomalias no processo de deglutição, enquanto apenas um dos controlos apresentava tal pontuação.
CONCLUSÕES:
A EAT-9 é um instrumento adequado para o rastreio de disfagia em indivíduos portugueses com paralisia cerebral com idades entre os 11 e os 61 anos.
Keywords : Avaliação; Paralisia cerebral; Disfagia; Eating Assessment Tool; Características psicométricas.