SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Inclusive Education Policies and Pedagogical Practices in Public Schools: Experiences in BrazilInclusive Education in Contemporaneity in the Light of the Critical Theory of Society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)

Print version ISSN 2184-0458On-line version ISSN 2183-0886

Abstract

ESCURIET, Meddy; FOURNIER, Mauricette  and  VUILBERT, Sophie. Estabelecimento Francês de Apoio e Assistência ao Trabalho e Integração Social e Profissional dos Trabalhadores com Deficiência nas Zonas Rurais. O Exemplo de Habert (Sabóia, França). RLEC/LJCS [online]. 2021, vol.8, n.2, pp.41-61.  Epub May 01, 2023. ISSN 2184-0458.  https://doi.org/10.21814/rlec.3492.

Este artigo visa abordar a questão da inclusão através do trabalho e num ambiente rural de pessoas com deficiência psíquica e/ou com deficiência intelectual. Através do exemplo de um estabelecimento de apoio e assistência ao trabalho, o estabelecimento de apoio e assistência ao trabalho Le Habert, localizado numa pequena aldeia rural e montanhosa nos Alpes e que oferece às pessoas com deficiência o trabalho numa quinta, o artigo abordará primeiro a importância do trabalho como meio para as pessoas recuperarem a sua dignidade. Entre o sentimento de utilidade e orgulho em participar no funcionamento de um território, ao estar plenamente envolvido no processo de produção e valorização de um produto, o acompanhamento na quinta permite, para além destas virtudes terapêuticas, uma verdadeira inclusão profissional. Vivendo em casas ou apartamentos nas aldeias circundantes, o alojamento, permitindo o contacto entre pessoas com deficiência e habitantes locais, é também um vector de inclusão social. Contudo, se a ruralidade, devido às oportunidades profissionais e sociais que oferece, pode ser um trunfo para a inclusão, o isolamento e a inacessibilidade geográfica do ambiente rural montanhoso pode ser um obstáculo para as pessoas que não têm necessariamente os meios para serem móveis. Ao oferecer um apoio personalizado à mobilidade, a instituição transforma a exclusão geográfica num bem para a inclusão profissional, social e espacial.

Keywords : França; deficiência; estabelecimento de apoio e assistência ao trabalho; inclusão social e profissional; zona rural.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )