Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista de Investigação & Inovação em Saúde
Print version ISSN 2184-1578On-line version ISSN 2184-3791
Abstract
FERREIRA, António et al. COVimpact: pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior da saúde. RIIS [online]. 2020, vol.3, n.1, pp.7-16. Epub June 30, 2020. ISSN 2184-1578. https://doi.org/10.37914/riis.v3i1.80.
Enquadramento
no contexto de emergência de saúde pública internacional por SARS-CoV-2, a suspensão das atividades letivas presenciais criou uma disrupção ao regular funcionamento das instituições de ensino superior com impacte na comunidade académica.
Objetivo
avaliar o impacte da pandemia COVID-19 no percurso académico e de vida dos estudantes e sua satisfação com as medidas adotadas.
Metodologia
estudo descritivo, exploratório. Recolha de dados por questionário online, com questões centradas nas condições para o ensino à distância, nas vivências dos estudantes e no impacte e satisfação com o Plano de Contingência. A amostra não probabilística e de conveniência. Análise estatística dos dados de acordo com a natureza das variáveis.
Resultados
participaram 264 estudantes com idade média de 28,2±10,2 anos. No geral, referem muito boas condições em casa para concretização do ensino à distância (X = 4,4 ± 0,67, 2 − 5). A maioria (79,2%, n=209) refere ter participado nas atividades não presenciais após a ativação do Plano de Contingência. Da análise do impacte verificam-se níveis de adequação muito elevados das plataformas educativas. Constata-se também, uma elevada satisfação com a informação fornecida.
Conclusão
as medidas adotadas foram adequadas tendo contribuído para reduzir o impacte do COVID-19 no processo de ensino, aprendizagem e avaliação dos estudantes.
Keywords : pandemia; ensino superior; estudantes.