Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista de Investigação & Inovação em Saúde
Print version ISSN 2184-1578On-line version ISSN 2184-3791
Abstract
AUGUSTO, Cláudia et al. Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores. RIIS [online]. 2021, vol.4, n.2, pp.52-60. Epub Dec 31, 2021. ISSN 2184-1578. https://doi.org/10.37914/riis.v4i2.166.
Enquadramento:
as experiências pedagógicas que envolvem tutoria por pares têm sido cada vez mais diversificadas. No caso do ensino de enfermagem, a tutoria tem registado um aumento significativo. O presente estudo insere-se num Projeto de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - Tutorias por pares em contexto académico de Enfermagem (TutorParE). Tem como finalidade a promoção de estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras do desenvolvimento de competências académicas e transversais nos estudantes do ensino superior.
Objetivos:
analisar a experiência dos tutores sobre a tutoria académica no ensino de enfermagem.
Metodologia:
o estudo desenvolvido, qualitativo, exploratório e descritivo, envolveu onze estudantes tutores do 4.º ano do curso de licenciatura em enfermagem, numa Unidade Curricular do 1.º ano do curso.
Resultados:
emergiram duas categorias: (1) desenvolvimento pessoal e; (2) aprendizagem colaborativa. A estratégia de tutoria por pares foi considerada útil na aquisição de conhecimentos e de competências nos estudantes, facilitando o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem colaborativa.
Conclusão:
os achados reforçam a importância da adoção de práticas pedagógicas ativas e inovadoras, baseadas na tutoria por pares.
Keywords : tutoria; enfermagem; estudantes; aprendizagem.