SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Pedagogical Foundations of the Training Model for Primary School Teachers and Adult Educators in Implementation in MozambiqueDevelopment of learning and core content in an online research Master author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

ALEIXO, José Bento; GUAMBE, Alsone Jorge  and  SEBASTIAO, Luis Miguel dos Santos. Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.20-30.  Epub Nov 10, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.20-30.

O presente estudo intitulado “Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue”, visa compreender o processo de implementação do Ensino Bilingue no sistema de ensino moçambicano, respondendo à questão “Quais os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do programa de ensino bilingue em Moçambique?”. Numa pesquisa baseada no paradigma interpretativista, de carácter exploratório e abordagem qualitativa, foram analisados documentos relativos ao ensino bilingue. Através de entrevistas semi-estruturadas efectuadas a membros séniores do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, professores, directores das escolas e membros de Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologias de dois distritos, um com apoio de parceiros e outro sem apoio de parceiros, todos envolvidos no ensino bilingue, os dados recolhidos que foram sujeitos à análise de conteúdo do qual se concluiu que a língua é apenas um dos factores causadores do desperdício e abandono escolares. São factores facilitadores da implementação da modalidade bilingue a existência de recursos humanos, docentes e não docentes, parceiros para a educação e comunidades das zonas rurais que pressionaram a introdução de turmas bilingues nas escolas. Enquanto que, a não aceitação, o desconhecimento da filosofia desta modalidade e a pobreza, constituem-se em factores inibidores. Para a redução do impacto dos factores inibidores, suge-se maior investimento na disseminação e a inclusão das línguas moçambicanas na formação de alguns profissionais como médicos e jornalistas.

Keywords : Ensino bilingue; Sistema de ensino; Língua materna; Escola; Moçambique..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )