SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9Qualitative Analysis of the Technological Management for the Innovation of the Financial Services: Multiple Cases Study of Startups FinTech in Metropolitan LimaExploratory Systematic Review on the Exchange of Knowledge in Virtual Communities of Practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

OSTROWSKI, Vanessa Regina et al. Pragmatismo, Halloween, Comitê de Aula, Ciclismo e Covid-19: Tudo junto e misturado!. NTQR [online]. 2021, vol.9, pp.228-238.  Epub Dec 14, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.228-238.

Este caso descreve uma experiência de apresentação de um trabalho sobre pragmatismo e sociologia pragmática, na modalidade aula EAD e de forma não presencial, realizada por alunos de doutorado, em programa de pós-graduação em Florianópolis, em tempos de pandemia. A disciplina de Epistemologia da Ciência da Administração teve carga horária de 60 horas, e foi realizada entre os meses de agosto a dezembro de 2020. Procurou ainda, discutir os aprendizados decorrentes de tal experiência ao discutir o pragmatismo e a sociologia pragmática; a dialética e o paradigma crítico e círculo das matrizes epistemológicas de Paula (2015); bem como as possibilidades de utilização de tais aprendizados, em experiências futuras, podendo ser utilizado nas disciplinas de epistemologia dos estudos organizacionais; pesquisa avançada; pesquisa qualitativa; entre outras. O levantamento foi realizado por meio de observação participante e entrevistas. Também foram utilizados vídeos, notícias publicadas na imprensa local, bem como os textos da disciplina de Epistemologia da Ciência da Administração.

Keywords : Aulas EAD; Pragmatismo; Sociologia Pragmática; COVID-19..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )