SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Supervision and Monitoring of Educational Coordination and Pedagogical Supervision Structures: The dimensions of Educational Coaching and Emotional IntelligenceEntrepreneurship in doctoral programs: Perspectives of doctoral students and professors on the content of the courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

CASTRO, Andrea Augusta et al. Ensino em cuidados paliativos no Brasil: Percepção de docentes das escolas médicas. NTQR [online]. 2022, vol.12, e610.  Epub Aug 25, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e610.

Introdução: Cuidados paliativos (CP) é uma modalidade assistencial crescente no mundo, contudo, ainda é tema pouco abordado na formação médica brasileira, estando presente em apenas 14% dos cursos. O objetivo deste estudo foi analisar o ensino médico em CP nas escolas brasileiras segundo a percepção dos docentes. Método: Foi utilizado método qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com 38 docentes de 25 escolas médicas do País. Resultados: As narrativas dos docentes foram classificadas em três categorias: as iniciativas de inserção curricular(“Ontem”), como está sendo ministrado e seus desafios (“Hoje”) e quais as perspectivas para o futuro (“Amanhã”). A primeira categoria mostra que o ensino em CP foi impulsionado pela compreensão da sua necessidade e iniciativas de estudantes e docentes. Na segunda, ficaram demonstradas as barreiras, tais como o déficit de docentes capacitados e a fragilidade da rede. A terceira categoria aponta caminhos para a disciplina, inserida em eixo transversal humanístico, que permita a aquisição de competências emocionais e resiliência frente ao processo de morrer. Conclusão: O ensino em CP promove mudanças no processo ensino-aprendizagem ao trazer o paciente e a família para o centro do cuidado e contribui para a formação de recursos humanos em consonância com as necessidades apontadas pelo sistema de saúde.

Keywords : Ensino médico; Cuidados paliativos; Graduação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )