Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
New Trends in Qualitative Research
On-line version ISSN 2184-7770
Abstract
COCO, Dilza; FONTE, Sandra Soares Della; LEITE, Priscila de Souza Chisté and MACEDO, Érika Sabino de. Visita mediada (viagem formativa) na perspectiva da Educação na Cidade: Alguns aspectos teórico metodológicos. NTQR [online]. 2022, vol.12, e620. Epub Aug 25, 2022. ISSN 2184-7770. https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e620.
O artigo aborda aspectos metodológicos necessários a elaboração de roteiros de visita mediada a espaços da cidade. Tais roteiros integram proposta de formação de professores da educação básica, na área de ensino de Humanidades, sistematizada por um grupo de pesquisa que defende o conceito de Educação na Cidade, vinculado ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - Brasil). Tem como objetivo explicitar as várias etapas e procedimentos desenvolvidos para produção de roteiros, denominados metaforicamente pelo grupo de “viagem formativa”. Com base em pressupostos lefebvrianos evidencia que a produção de roteiros de visita mediada envolve seis etapas distintas, porém articuladas, e que exige a adoção de diferentes técnicas de produção de dados (fotografia, registro documental, entrevista, mapas etc.). Para isso, recorre a dois exemplos de roteiros oriundos de pesquisas realizadas em cidades do Espírito Santo - Brasil. Por meio dos dados, mostra que a proposta de visita mediada ou “viagem formativa” tem potencial para revelar conflitos e contradições que marcam e constituem o espaço urbano. Dar visibilidade a esses elementos no processo de formação docente requer o deslocamento da morfologia física ao espaço social; superar uma visão social naturalizante e harmônica para uma ênfase nos conflitos e contradições; além da identificação das marcas da dor e do sofrimento que as contradições sociais impõem. Desse modo, o grupo de pesquisa entende que por meio de roteiros de visita mediada é possível estabelecer condições para olhar o espaço urbano sobre outros ângulos e fornecer elementos críticos para a elaboração de novos modos de organização do ensino na área de Humanidades.
Keywords : Roteiro; Visita mediada; Educação na cidade; Ensino de humanidades..