Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Portuguesa de Educação
Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452
Abstract
FERNANDEZ-MORANTE, Carmen; MARTINEZ, Baltasar Figueiras; CEBREIRO, Beatriz and CASAL-OTERO, Lorena. Salas de aula multigraduadas: Vantagens, dificuldades e propostas de melhoria expressas pelos professores da Galiza-Espanha. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23030. Epub July 24, 2023. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.25701.
As salas de aula multigraduadas oferecem muitos benefícios e possibilidades educacionais, e não apenas em ambientes rurais. Contudo, são muitas as dificuldades encontradas pelos professores neste tipo de salas de aula; entre outras, a falta de formação especializada ou o apoio insuficiente da administração. O objetivo desta investigação é conhecer a perceção dos professores de salas de aula multigraduadas da Galiza (Espanha) relativamente às possibilidades do ensino multigraduado, às limitações e propostas de melhoria necessárias para a otimização deste modelo educativo. Os resultados mostram que a realidade educacional em que uma percentagem significativa da população escolar tem aulas em salas de aula com vários graus de ensino exige medidas específicas para enfrentar os desafios deste tipo de aulas. Consequentemente, é necessário o apoio da administração e a consideração da multigraduação não apenas como estratégia que evita o encerramento de escolas rurais, mas também como modelo de inovação. É urgente assumir um compromisso que conduza a uma revalorização deste tipo de sala de aula.
Keywords : Salas de aula multigraduadas; Professores; Inovação; Escola rural..