Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos
Print version ISSN 1645-9911
Abstract
PEREIRA, Carla; FERREIRA, João and ALVES, Helena. Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente: proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural. Tékhne [online]. 2010, n.14, pp.181-208. ISSN 1645-9911.
Recentemente, tem-se verificado um interesse cada vez maior pelo Marketing Relacional (MR), pois tem-se apresentado como uma resposta estratégica às empresas na obtenção de vantagens competitivas através da criação de interdependência, de confiança e de compromisso entre a empresa e o cliente. Parece clara a importância do MR para as empresas em geral e para as empresas de serviços em particular, tais como as de turismo rural, onde o serviço é inerentemente mais relacional. As empresas de turismo rural, com a grande variedade de oferta de destinos e estabelecimentos, vêem dificultada a fidelização de clientes. O conhecimento tácito dos colaboradores, resultado das interacções estabelecidas com os clientes, pode permitir obter e manter a satisfação dos clientes em utilizações/visitas posteriores. Neste sentido, esta investigação visa estabelecer uma proposta de modelo relacional para o turismo rural, centrada no conhecimento tácito como vantagem e variável inovadora.
Keywords : Marketing Relacional; Conhecimento Tácito; Vantagem Competitiva.