Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Sisyphus - Journal of Education
Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640
Abstract
ALMEIDA, Veronica Lima da Fonseca. Identidade Profissional e Prática Docente no Ensino da Língua Gestual Portuguesa em Portugal. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.154-176. Epub May 01, 2024. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.32609.
Partindo de uma perspetiva antropológica, pretende-se refletir sobre a educação de surdos e a formação da identidade profissional dos professores surdos e as suas práticas no ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP), em Portugal. Adotou-se a metodologia qualitativa exploratória, através de estudos de caso, em instituições do sistema de ensino público das cidades de Coimbra, Porto e Lisboa, realizando-se entrevistas e observação. Analisou-se práticas discursivas pela ótica da narrativa de posicionamentos que informaram o processo socio-histórico da identidade profissional e da prática docente no ensino de LGP, na atualidade. Os resultados mostram a formação da identidade profissional constituída por uma identidade relacional que articula as trajetórias de vida e o desenvolvimento da formação do professor de LGP, e apresenta práticas pedagógicas com diferentes formas de pedagogias no ensino de LGP com implicações políticas e institucionais do ensino formal da LGP.
Keywords : ENSINO; LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA; FORMAÇÃO; TRABALHO; IDENTIDADE PROFISSIONAL..