SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue176When school is an option: relationships to school and relationships to knowledge in MoroccoTowards a debate on what families do to school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

NOGUEIRA, Maria Alice. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Anál. Social [online]. 2005, n.176, pp.563-578. ISSN 0003-2573.

Este artigo trata do aparecimento de um novo objeto de análise na sociologia da educação e de novos processos sociais envolvendo a relação entre as famílias usuárias e a instituição escolar. Na primeira parte aborda-se o desenvolvimento das problemáticas sociológicas e as novas tendências no tratamento da questão. Na segunda examinam-se as modificações sofridas pela família e pelo sistema escolar contemporâneos naquilo que diz respeito à relação entre eles. Ao final sinalizam-se as grandes tendências que se esboçam no cenário das interações entre os pais e a escola.

Keywords : Sociologia da educação; Família; Educação; Educação escolar; Escola; Sistema escolar.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License