SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue244Workaholism in law firms: dimensions and predictors.Discourse authorities: contributions for an analysis of deliberation in education policies. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

ALBUQUERQUE, Adriana; SEABRA, Teresa  and  MARTINS, Susana da Cruz. Seletividade social na escola básica portuguesa: dinâmicas, condições e políticas (2008-2018). Anál. Social [online]. 2022, n.244, pp.520-543.  Epub Sep 30, 2022. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2022244.04.

O artigo analisa a evolução das desigualdades de resultados na educação básica em Portugal na última década (2008-2018), tomando como indicador a taxa de retenção e desistência. Este período é especialmente relevante para o efeito, ao integrar um ciclo governamental (2011-2015) que corresponde a uma inversão das orientações políticas da tutela no domínio educativo, no qual existiu um recrudescimento da seletividade social da escola, no que se refere ao reforço da desvantagem dos rapazes, dos alunos estrangeiros e dos que se inserem em famílias pouco escolarizadas. Após este ciclo, assistiu-se ao retorno dos níveis de (des)igualdade do início da década.

Keywords : igualdade de oportunidades; seletividade social; retenção escolar; ensino básico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )