Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Análise Psicológica
Print version ISSN 0870-8231
Abstract
GUERREIRO, Marta and MATTA, Isabel. Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação . Aná. Psicológica [online]. 1999, vol.17, n.1, pp.27-38. ISSN 0870-8231.
Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1.º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instru-ção/objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.
Keywords : Desempenho mnésico; crianças; objectivos; instruções; tarefas de memória significativas.