SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Light-curve responses in Atriplex nummularia L. irrigated with saline waterSanitary and physiological quality of soybean seeds treated with Eucalyptus spp. essential oils author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

GAVIRAGHI, Lucas et al. Fontes de nitrogênio associadas a Azospirillum brasilense: impacto sobre o crescimento e a produtividade do milho. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.3, pp.31-40.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.27168.

A cultura do milho é extremamente dependente do nitrogênio para altas produtividades, sendo necessários estudos que beneficiem a eficiência deste nutriente. Por isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de inoculação da bactéria Azospirillum brasilense associada a adubação mineral e a cama de aves como estratégias de manejo da adubação nitrogenada para a cultura do milho. Os tratamentos foram dispostos em blocos de forma casualizada, sendo estes: T1- Controle; T2 - A. brasilense; T3 - 100% N mineral (180 kg ha-1); T4 - 50% de N mineral + A. brasilense; T5 - 50% N mineral + 50% cama de aves + A. brasilense e T6 - 50% N mineral + 50% cama de aves. Melhores rendimentos de grãos foram obtidos quando se utilizou adubação com fertilizante mineral e também quando utilizada adubação mineral e cama de aves na mesma proporção. Na cultura do milho, a utilização do Azospirillum brasilense associado ou não a cama de aves e a adubação mineral na forma de ureia, não se mostrou eficiente sobre componentes primários e secundários de rendimento e na produtividade final de grãos de milho.

Keywords : Inoculação; Fixação de nitrogênio; Nutrição mineral; Cama de frango.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )