SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Writing, mediation and rewriting at the university: the guiding notes as a pedagogical strategy for the linguistic-textual reflectionThe development of oral communicative competence: A systematic review of didactic intervention programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

BARBEIRO, Luís Filipe; ALVARES PEREIRA, Luísa; COIMBRA, Rosa Lídia  and  CALIL, Eduardo. Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade. Rev. Port. de Educação [online]. 2020, vol.33, n.2, pp.71-94.  Epub Dec 31, 2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18339.

O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades

Keywords : Processo de escrita; Títulos; Histórias.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )