SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Families’ participation in education: Pre-service teachers’ perspectivesSocioemotional skills and inclusion: the case of the undergraduate student Tétis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

AMBER, Diana  and  MORALES VALERO, Manuel. Eixos e perfis de envolvimento familiar na etapa de Educação de Infância: O caso de “La Escuelita”. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.291-308.  Epub Nov 06, 2021. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21284.

Na educação de infância, família e escola devem trabalhar de forma coordenada para promover o desenvolvimento integral da infância. Há muitas propostas educativas que, cientes disso, abrem as suas portas às famílias e à comunidade. O projeto educativo alternativo em que se centra este trabalho (afetuosamente denominado “La Escuelita”) é uma referência local de envolvimento familiar, pelo que, a partir do seu estudo, esta investigação se propõe a compreender as dinâmicas familiares para definir os eixos e perfis de participação da família presentes neste projeto. Utiliza-se o estudo de caso único de desenho integrado como opção metodológica, incluindo 24 unidades de análise, e a entrevista em profundidade é usada como instrumento de recolha de dados. Os resultados desvelam dois eixos de envolvimento familiar: participação ativa e ideologia pedagógica, que desenham quatro perfis diferenciados presentes nas famílias (delegador, colaborador, sensibilizado e comprometido). Conclui-se que, ainda que os quatro perfis coexistaam na escola (“La Escuelita”), observa-se um predomínio dos mais implicados, face aos que delegam a educação ao centro escolar. O principal contributo deste trabalho reside no modelo de eixos de implicação familiar desenhado, útil como marco de referência para posteriores análises em outros contextos educativos.

Keywords : Educação de infância; Pedagogia livre; Envolvimento familiar, Escola Nova.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )