SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP5Tabloidization in the portuguese generalist daily newspapersHealth education experiences with psychoactive substance users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

MORAIS, Nídia Salomé  and  SOBRAL, Filomena. Desafios da desinformação e das fake news: estudo de caso com estudantes do ensino superior. Mill [online]. 2020, n.esp5, pp.85-93.  Epub June 30, 2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0205e.07.00271.

Introdução:

Na era da digitalização a sociedade, a comunidade científica e os futuros profissionais de comunicação social enfrentam desafios perante o fenómeno globalizado das fake news. Como lidar com a desinformação e combater o fenómeno?

Objetivos:

O principal objetivo da pesquisa descrita neste artigo foi entender a perceção que um grupo de alunos do ensino superior tem acerca das fake news e da desinformação online.

Métodos:

Trata-se de um estudo de caso que recorreu à aplicação de um questionário online e a um focus group para a recolha de informação. A amostra foi composta por 49 estudantes, do 2º ano, de um curso na área da Comunicação, no ano letivo de 2018/2019 e, para o focus group, foram selecionados 8 alunos.

Resultados:

Os resultados enfatizam que os alunos estão familiarizados com a noção de fake news e com o que parece motivar as pessoas a criá-las e divulgá-las. Eles também conhecem algumas características específicas desse tipo de notícia e podem identificar sites que geralmente publicam histórias falsas. Os participantes revelam que a maioria das notícias manipuladas encontradas são divulgadas nas redes sociais e sugerem que as notícias e informações em que mais confiam são aquelas que podem ser obtidas na imprensa, rádio e televisão.

Conclusões:

O estudo permitiu concluir que os alunos estão cientes do impacto negativo do fenómeno e que a educação é a melhor maneira de mitigar o impacto das fake news.

Keywords : fake news; desinformação; estudantes; ensino superior; Portugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )